
PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e destino final.
PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo. Descreve as ações relativas ao seu manejo, desde a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento até a disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Com o objetivo de orientar os serviços de saúde humana e animal para que haja um efetivo gerenciamento dos mesmos nos estabelecimentos, de acordo com a legislação da área.
PGRCC – Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

​O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) é um documento técnico associado a construção civil que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo. O PGRCC mapeia o ciclo de vida e garante com que cada resíduo seja descartado da forma correta, de acordo com as normas técnicas específicas, diminuindo assim o impacto que geram no meio ambiente.
RGRCC – Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

O Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RGRCC) é um documento técnico elaborado no final da execução de qualquer obra civil. Nesse documento e demonstrado a comprovação da destinação correta e ambientalmente viável dos resíduos gerados durante a fase de execução da obra, apresentando ao órgão público as ações praticadas para reduzir o impacto no meio ambiente
EVA – Estudo de Viabilidade Ambiental

O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é um documento técnico que visa estabelecer e avaliar, todas as particularidades ambientais da área em que se deseja instalar um novo empreendimento. O resultado deste estudo promove ao empreendedor a avaliação das alternativas locacionais além de fornecer diretrizes para um melhor licenciamento ambiental e gestão futura do novo empreendimento.
EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança
.png)
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um documento técnico elaborado por equipe multidisciplinar no qual se faz um levantamento dos impactos negativos e positivos causados por empreendimentos e atividades urbanas, bem como propõe medidas mitigadoras e compensatórias para evitar possíveis riscos que podem ser apresentados para a vizinhança. O estudo é exigido quando há a implantação de empreendimentos de porte considerável que possam alterar a micro região onde será instalado.
RAP – Relatório Ambiental Preliminar

O relatório ambiental preliminar (RAP) é um documento técnico que promove a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades consideradas potencial ou efetivamente poluidoras, enfatizando a interação entre elementos dos meios físico, biológico e socioeconômico, o projeto urbanístico, os impactos que podem ser causados pela implantação do empreendimento, as medidas mitigadoras e de controle ambiental que devem ser adotadas para a sua viabilidade. O RAP – Relatório Ambiental Preliminar é solicitado a fim de obter a Licença Ambiental
Laudo de Ruído Ambiental (NBR 10.151)

O Laudo de Ruído Ambiental consiste em uma avaliação quantitativa do nível de ruído que possa influenciar as áreas do entorno de um determinado empreendimento. Baseado nos valores quantitativos da medição com os parâmetros da Norma ABNT - NBR 10.151 ou normas municipais de exposição ao ruído ambiental, é elaborado o Laudo de Ruído Ambiental.
Monitoramento da Emissão de Gases da Combustão (SEMA 16/2014)

O monitoramento é aplicável para todas as empresas que possuem equipamentos de exaustão de gases nocivos à saúde humana, como por exemplo: caldeiras (à lenha e à combustíveis fósseis), geradores, fornos, aquecedores, etc. Neste monitoramento são realizadas avaliações quantitativas como Analisador Automático de Gases da Combustão capaz de ler os parâmetros CO (Monóxido de Carbono), Nox (Óxidos de Nitrogênio) e O² (Oxigênio), após realizadas avaliações é comparada com a Resolução SEMA 16/2014 verificando se os valores atendem a norma.
Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental é o conjunto de ações e documentos que são elaborados a uma empresa com finalidade de solicitar ao órgão competente a autorização de localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos. Esse processo considera as disposições legais, regulamentadoras e normas técnicas aplicáveis ao caso. O objetivo é garantir o desenvolvimento sustentável que equilibra as áreas ambiental, social e econômica, atendendo as necessidades da geração atual sem comprometer os recursos futuros.
